Thursday, January 24, 2013

Validação do Diploma de Médico no Canadá

Nesse link, há uma entrevista muito útil para médicos brasileiros que estejam pensando em imigrar pro Canadá.

Assisti ontem (23 Jan 2013) uma reportagem na TV dizendo que o salário médio de médicos em Alberta é de 350.000 CAD anuais.

http://oitoronto.com.br/17072/validar-o-diploma-de-medico-exige-persistencia/

Validar o diploma de médico exige persistência

 Médico brasileiro por mais de 20 anos, dr. Artur Pinto recentemente validou seu diploma e está atuando na cidade de Whitby. Ele fala sobre ser impossível comparar os sistemas de saúde brasileiro e canadense e explica como validar o diploma de médico, um exercício de humildade e perseverança.
A colaboradora do OiToronto Rosa da Silva o entrevistou.

OITORONTO: Vale a pena revalidar o diploma de médico brasileiro aqui no Canadá?
DR. ARTHUR PINTO: Optar por praticar medicina no Canadá não foi uma decisão fácil estando há mais de 20 anos formado no Brasil e com consultório e toda nossa vida estruturada por lá. Mas, depois de pesar prós e contras, resolvi criar coragem e, junto com minha esposa, meu filho (na época com 12 anos) e nossa cachorrinha, iniciar um novo e “desconhecido” período de nossas vidas.
Confesso que os primeiros meses (e por que não dizer anos…) não foram fáceis. Para alguém com mais de 40 anos, acostumado ao “status de doutor” e reconhecimento como médico competente e estabelecido, voltar a ser um residente e muitas vezes tratado como um estudante estrangeiro sem o mesmo conhecimento que os canadenses (sim, existe discriminação, ainda que velada…) foi um exercício de humildade e perseverança.
Depois de quase 6 anos no Canadá e muito estudo, testes, decisões e questionamentos, finalmente recebi meu certificado de médico da família e titulo de especialista. O sentimento é de orgulho e dever cumprido. Revalidar o diploma brasileiro aqui não é um processo fácil. Exige acima de tudo desprendimento e força de vontade. Hoje, finalmente estou atendendo como médico de família e cuidando de pacientes, principalmente brasileiros que procuram um pouco do “calor do atendimento do Brasil” não tão comum aqui no Canada. Tenho certeza que cada momento difícil valeu a pena e se Deus permitir daqui para frente a jornada vai ser cada vez mais iluminada.

OT: Qual é sua visão do sistema de saúde canadense? É melhor, igual ou pior do que o brasileiro?
AP: Diria que no fim das contas a diferença básica entre os dois sistemas de saúde é uma só: o sistema canadense oferece atendimento para todos, independente de quanto dinheiro você tenha em seu bolso. Vale ressaltar porém que isso não representa uma medicina melhor que a medicina brasileira. No Brasil, possuímos uma medicina da melhor qualidade, porém acessível apenas a quem pode ter um plano de saúde privado. Isso torna a comparação impossível e até certo ponto injusta.

OT: Quais foram os principais desafios de ter seu diploma reconhecido e trabalhar como médico de familia aqui no Canadá?
AP: Sem dúvida que existem alguns obstáculos para revalidar o diploma de médico e começar a trabalhar. Porém, nós brasileiros temos bastante experiência em enfrentar desafios e acredito que isso é o que nos diferencia dos demais povos. Persistência e determinação sem dúvida nenhuma me ajudaram nessa caminhada.
Cito abaixo os principais desafios a serem enfrentados por médicos brasileiros que queiram trabalhar no Canadá, segundo minha experiência pessoal. Outros colegas médicos certamente podem ter visões diferentes sobre esse processo.

Desafio número 1
Passar nos exames obrigatórios para médicos na seguinte ordem:
  • MCCEE: obrigatório somente para médicos formados no exterior. Médicos canadenses não precisam passar nesse exame.
  • MCCQE part 1: obrigatório para todos os médicos, tanto para os formados no Canadá quanto no exterior.
  • MCCQE part 2: obrigatório para todos os médicos, tantos para os formados no Canadá quanto no exterior.
Detalhe importante: cada exame somente pode ser tentado em intervalos de 6 meses e todos de acordo com a ordem citada acima.

Desafio número 2
Mesmo obtendo sucesso em todos os exames acima, isso não confere registro automático junto ao College of Physicians & Surgeons of Ontario (CPSO), que é a autoridade que regulamenta a profissão de médico na província de Ontário. Outras províncias podem ter critérios diferentes.
Em Ontário existem 2 outras exigências a serem completadas antes que se possa conseguir o registro profissional:
  • Residência médica em uma Universidade Americana ou Canadense;
  • Titulo de especialista na área de especialização, no meu caso titulo de especialista em Family Medicine obtido após prova escrita e oral junto ao College of Family Physicians of Canada.
Após sobreviver a tudo isso, finalmente o médico está pronto a exercer sua profissão”.

OT: Qual seria seu conselho para os médicos brasileiros que querem seguir carreira no Canadá?
AP: Pense no que lhe motiva a vir exercer a medicina no exterior. Caso você consiga pensar em pelo menos 4 bons motivos, faça as malas e se prepare para a maior aventura de sua vida. O Canadá definitivamente precisa de médicos porém obviamente existem alguns obstáculos a serem vencidos antes de exercer nossa profissão nessa terra bonita.
“Se você consegue sonhar, você certamente pode alcançar seus sonhos”. Walt Disney.