Sunday, March 13, 2011

Risco de terremoto assusta o Canada

Os recentes sismos no Haiti, Chile e Nova Zelandia, alem e' claro da recente tragedia no Japao acenderam a luz vermelha no Canada: Vancouver e Montreal estao em cima de zonas de terremoto.

Aqui mesmo em Montreal eu ja' senti 2 tremores de baixissima intensidade, foi quando eu fui me informar melhor e ouvi que isso sempre acontece, mas os tremores seriam sempre de despreziveis proporcoes.

Porem, a imprensa anda agora dizendo que a historia nao e' bem assim, ha' de 5 a 15% de chances de Montreal ser atingida por um terremoto de grandes proporcoes nos proximos 50 anos. Ja' em Vancouver, o risco e' ainda mais evidente, estando situada ao Norte da California, o risco e' muito maior, e diz-se ter a certeza de que o "big one" um dia vira', e este dia esta' cada vez mais proximo.

Porem, Vancouver esta' reformando todas os predios escolares; alem disso, todos os predios construidos desde 2001 sao a prova de terremoto.

Ja' em Montreal o quadro e' pior, as estruturas prediais sao antigas e grande parte nao aguentaria um sismo de grandes proporcoes. Porem, o risco de um grande terremoto e' significantemente inferior ao de Vancouver.